x
Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais
PT

Projeto Porto NS

 

No setor enológico, Projeto PORTO NÃO SACCHAROMYCES (POCI-01-0247-FEDER-017736), onde a empresa Ângelo Coimbra foi líder, juntamente com os seguintes co-promotores:


    • Biocant – Associação de Transferência de Biotecnologia: Centro de Inovação em Biotecnologia.


    • Symington Family Estates - Vinhos, S.A .: empresa secular de referência no sector Vinho do Porto.

 

Colocando a inovação em biotecnologia ao serviço do tradicional Vinho do Porto, tivemos o objetivo de investigar e selecionar as leveduras indígenas, por excelência, responsáveis pelo sabor e aroma do Vinho do Porto. Mantendo o compromisso e respeito pela tipicidade, temos em vista, de forma natural, tirar o melhor partido das uvas dedicadas à produção do Vinho do Porto.

 

Com esta melhoria de qualidade no processo de vinificação, as empresas terão mais facilidade em colocar os seus vinhos nos patamares superiores das suas referências, que são estas que geram mais rentabilidade e cuja procura tem vindo a crescer.

 

 

Resultados:

 

Tivemos resultados surpreendentes que revelam a riqueza dos mostos fortificados e que identificam a panóplia de leveduras não Saccharomyces nativas encontradas, com potencial biotecnológico. A sua seleção e inoculação será um importante contributo para preservar o terroir do Vinho do Porto e, simultaneamente, garantir um melhor controlo do processo de fermentação na adega.


 FT PNS